Contratar um plano de saúde é sempre uma missão complexa ao RH de qualquer empresa. Tem uma responsabilidade direta de oferecer a melhor opção para seus colaboradores e atender suas expectativas e ao mesmo tempo a necessidade de alinhar com os interesses e orçamento da empresa.
Os planos de saúde empresariais (PME) possuem algumas características específicas que precisam ser levadas em consideração na hora da contratação, com a possibilidade de isenção ou redução das carências, sobre as formas de reajuste contratual, entre outras características.
A seguir vamos relacionar o passo a passo para a contratação de um plano empresarial:
- Levantar e listar quais são os funcionários interessados a aderir ao plano. Pode considerar também os dependentes diretos, como filhos e cônjuge.
- Na lista incluir a informação da data de nascimento de todos os interessados.
- Antes de iniciar as cotações dos valores do plano é importante definir algumas premissas que a empresa irá optar.A primeira delas é definir se o plano a ser escolhido precisa ter uma cobertura nacional ou se uma cobertura regional já atende a necessidade. Normalmente em empresas que possuem diversas sedes ou que o trabalho exige o deslocamento constante dos funcionários é necessária a contratação de uma cobertura nacional, caso contrário a cobertura regional pode ser suficiente. Caso opte pelo plano regional, peça ao seu corretor a lista de municípios que são englobados.
E a segunda premissa é se o plano terá coparticipação ou não. Coparticipação são valores que serão cobrados junto a mensalidade toda vez que o funcionário utilizar o plano. Esse é um ponto bem importante a ser decidido, pois planos com coparticipação costumam ter uma utilização mais consciente, o que resulta em uma diminuição das faltas desnecessárias ao trabalho e também reduzem a sinistralidade da empresa. O que em uma futura renovação de contrato resultará em um reajuste menor dos valores.
- Após essas definições a empresa já pode encontrar o corretor de seguros de sua preferência para solicitar a cotações dos valores.
Aproveite e conte com a equipe de especialistas em saúde da CNX Seguros e peça agora sua cotação 100% online.
- Ao receber os valores existem outros detalhes que você precisa ficar atento e pode esclarecer com seu corretor
A primeira e mais importante é estar atento às carências. Certifique-se se existe a possibilidade de reduzi-las ou isentá-las.
Depois peça a lista da rede credenciada que cada plano oferece. Veja se existem hospitais e laboratórios próximos, pois uma rede credenciada muito longe da sua empresa pode dificultar o acesso dos funcionários.
Outro ponto é saber como funcionará o reajuste do plano. Que terá por fatores as faixas etárias, sinistralidade e reajuste por aniversário do contrato.
- A empresa também precisará definir como será a forma de divisão do pagamento do plano. A empresa poderá optar por diversas formas como pagar o valor integral para os funcionários e não para os dependentes, ou pagar 50% do valor da mensalidade. Enfim a escolha de divisão é livre e cabe a cada empresa escolher.
- Por fim faça um balanço das propostas recebidas e busque selecionar o plano que lhe oferecerá o melhor custo benefício, aliando comodidades, praticidade de uso e um custo competitivo.
Que tal iniciar sua cotação agora mesmo? Clique aqui e peça sua cotação do seu plano de saúde 100% online.