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22 06 2020Benefícios

Como evitar dores de cabeça na hora de contratar o plano de saúde

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Embora o Brasil seja um dos poucos países com sistema de saúde gratuito, o serviço apresenta inúmeras falhas e longos períodos de espera. Em alguns casos, a demora é de até um ano para ter acesso a médicos especialistas. 

Visto que o Sistema Único de Saúde, o SUS, não é referência em atendimento médico especializado, o acesso a um bom plano de saúde é fundamental. Porém, é preciso tomar algumas precauções na hora de escolher o plano de saúde ideal, para evitar dor de cabeça no futuro.  

O primeiro cuidado que se precisa ter é quanto às coberturas. Lembre-se, o plano de saúde não é obrigado a cobrir todos os atendimentos que você necessitar, portanto, verifique se as coberturas do produto estão dentro das suas necessidades. 

Anualmente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regulamenta os planos de saúde no Brasil, divulga o ranking de operadoras baseado nos aspectos econômicos, operacionais e de qualidade. 

É imprescindível consultar o ranking para verificar a qualidade do serviço prestado pelos planos de saúde do seu interesse. A ANS também disponibiliza o índice de reclamações, outro ponto importante para ser analisado antes de assinar o contrato. 

Verifique atentamente se o produto oferecido se encaixa no seu perfil, não se deixe influenciar apenas pelo preço do plano. Se você tem mais de 59 anos, dá uma olhada neste texto especial que fizemos sobre planos na melhor fase da vida

É importante observar também se o plano é coletivo/empresarial (intermediado por empresas ou entidades de classe) ou individual/familiar (negociado com a operadora). O custo inicial dos planos coletivos costumam ser menores, mas em geral, eles têm reajustes mais altos. 

Para evitar sustos, consulte a maneira como a operadora desejada faz o reajuste do plano. Geralmente, os planos individuais/familiares têm dois tipos de reajuste: o anual, regulado pela ANS, e o por faixa etária.

Se você viaja com frequência, verifique a abrangência do plano para não passar por apuros longe de casa. Algumas operadoras atuam apenas em algumas regiões, talvez vá precisar de um produto com uma maior cobertura geográfica, isso vai aumentar o valor final. 

Outro ponto a se analisar para evitar problemas é rede credenciada da operadora. Muitas pessoas acabam tendo como base a quantidade, quando o certo é a qualidade. Confira os hospitais, clínicas e profissionais que realizam o atendimento.

As pessoas costumam procurar contratar um plano de saúde quando estão em apuros. Se este é o seu caso, lembre-se de se informar sobre os prazos de carência. 

Por lei, o prazo em caso de emergência é de 24 horas. Já para consultas, internações e cirurgias é de até seis meses. É possível contratar planos sem período de carência, mas obviamente isso irá elevar o valor da parcela mensal. 

Ainda tem dúvida sobre qual plano de saúde escolher? Entre em contato com nossa equipe de especialistas, iremos entender a sua necessidade e lhe recomendar as melhores opções. Fale com um dos nossos corretores clicando aqui.

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